segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

As recentes pesquisas que avaliaram o desempenho da presidente Dilma bem como sua possibilidade de reeleição à presidência da República, abalaram as estruturas do atual governo. Dilma, até eclodirem as manifestações de rua, surfava em águas tranquilas. Não enxergava ninguém à sua frente. A partir de junho, tudo mudou. Isso mexe com o cenário político com vista ao pleito eleitoral de 2014. Como consequência, partidos da base aliada já ensaiam saltar do banco, enquanto as oposições se agitam. O governo, na tentativa de aplacar a fúria das ruas, só errou. Com isso, o 2º turno, até então uma hipótese remota, virou realidade palpável. Logo, se as oposições se unirem ainda no 1º turno, mas, principalmente, no 2º turno, a hipótese de se encerrar o ciclo do PT, que parecia interminável, deve ser considerada.

MERCOSUL À DERIVA

O Mercosul, como ideia, foi muito bem concebido. Na prática, porém, não avançou. O maior equívoco, e isso depõe contra a nossa Diplomacia e, especialmente, contra a presidente Dilma, foi a suspensão do Paraguai do Bloco como protesto contra a cassação do presidente Fernando Lugo. Os mentores da represália foram Chávez (Venezuela), Cristina (Argentina) e Morales (Bolívia). Na época, as autoridades brasileiras condenaram a rapidez com que o Congresso do Paraguai cassou o ex-bispo, mais conhecido como reprodutor. Que idiotice! Como resposta àquela inconsequente decisão, tomada pelo critério de inspiração ideológica, o Paraguai, agora, deu o troco. Recusou o convite para ser reintegrado ao Mercosul. Ingressou na Aliança do Pacífico, um bloco econômico formado por Chile, Peru, Colômbia e México, que já controla 50 % do comércio exterior da América Latina. Resta para o Brasil, Argentina, Venezuela e Bolívia fazerem o “mea culpa”.

AINDA AS EMBAIXADAS

A questão das embaixadas, tratei na edição anterior. Tive manifestações a favor e contra. Há pessoas que, pelo culto à personalidade, não admitem crítica alguma ao Lula. Para elas, o ex-presidente está acima do bem e do mal. A propósito, repito o que disse: é um absurdo o funcionamento de embaixadas brasileiras em Azerbaijão, Mali, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Botsuana, Nepal, Barbados etc. E vou mais adiante. O ex-presidente criou esses monstrengos, elevando de 90 para 139 embaixadas, e as despesas, para R$ 2.200.000.000,00 por ano, porque sonhava, com o apoio desses países, ter uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU. Assento esse pretendido para quem, mesmo? Para o ex-presidente Lula, é claro.

PAPA FRANCISCO

Que exemplo de humildade! Esse, sim, se pode dizer que é o cara. O Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude realizada no Brasil faz uma semana, encantou o mundo. Suas mensagens foram claras e diretas. Uma delas é que, até sua condução ao posto máximo, a Igreja Católica Apostólica Romana era mais episcopal. Suas ligações eram o Papa com os Cardeais, os Cardeais com os Bispos, os Bispos com os Padres. Com o atual Sumo Pontífice, a ação passa a ser mais missionária. O contato será com o povo. As mensagens elaboradas em gabinetes, doravante brotarão da aproximação com os menos favorecidos. O santo homônimo é sua inspiração. Em termos de pregação geral, o Papa Francisco defendeu o estado laico, sem, com isso, se opor a qualquer religião ou crença. Ah, só para lembrar. A presidente Dilma esteve em duas opo rtunidades com Sua Santidade: a 1ª, na recepção, quando, sem êxito, tentou vender o seu peixe; a 2ª, na despedida, quando foi mais discreta. Em ambas as ocasiões, porém, era visível seu desconforto.

ORQUÍDEAS

Seu nome científico não importa. Se é árvore ou herbácea, também não. Importam a beleza e o encanto que as orquídeas despertam nas pessoas com sensibilidade. Como hobby ou como profissão, é cultivada por pessoas de todas as idades. Por se alimentarem à custa alheia, equivocadamente são consideradas parasitas. É que, ao vê-las enraizadas em galhos e troncos, tem-se a falsa ideia de que sugam as árvores hospedeiras. Em Santa Rosa, vários são os orquidólogos reunidos em uma associação. No mandato anterior do Alcides Vicini, a 1ª dama Elenir Vicini liderou um belo trabalho de cultivo de orquídeas em nossas praças. Pena que não avançou. Em Santo Cristo, é notável o trabalho voluntário do Dr. Fermino Wagner na humanização e embelezamento de logradouros públicos. Ele está tingindo a cidade com matize s de orquídeas. Que tal, prefeito, retomar o trabalho de povoação das praças, avenidas e ruas com as encantadoras orquidáceas? Creio que a própria Associação Orquidófila de Santa Rosa, presidida pela Srª Venilda Welter, assumiria essa tarefa. Ah, o título de cidade CAPITAL DAS ORQUÍDEAS está disponível. Não raro, dos pequenos gestos nascem marcas indeléveis.

 

2 comentários:

  1. Muito boas as publicações. Precisamos dar idéias, reencetar as antigas que ainda não foram absorvidas pela sociedade. Agua mole tanto bate até que fura!

    ResponderExcluir
  2. Há um ano postei um comentário, mereço espaço para outro! Se me permite o Giovelli. Gostei do seu blog, tem tudo o que precisamos saber epara nos aclararmos um pouco mais. Santa Rosa tem como árvore símbolo o Ipê, poucos sabem. Temos também uma cidade que beira a feiúra, quem esteve lá dentro sabe como é dificil, por isso acho outra época hodierna traz a lume novas idéias e ideais mas para isso precisamos amar a terra que presamos, olhar santa rosa com visão voltada ao bem estar, ao futuro, a beleza das pessoas e o demais virá naturalmente. Minha opinião singela!

    ResponderExcluir