quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DOM CLÁUDIO HUMES

                                                                              DOM CLÁUDIO HUMES
Dom Cláudio Humes, 80 anos de idade, Arcebispo Emérito de São Paulo, principal articulador do nome de Dom Jorge Mário Bertoglio ao posto máximo da Igreja Católica no conclave que elegeu novo Papa, o Papa Francisco, concedeu entrevista ao jornal ZH de 27-07-14. Entre as diversas questões que abordou, com a franqueza e a honestidade que são peculiares ao eminente religioso natural de Montenegro, estão as greves dos operários do ABC no final dos anos 80 e início dos anos 90, lideradas pelo então sindicalista Luis Inácio Lula da Silva, e a atuação do Partido dos Trabalhadores, que ele estimulou a criar. Também falou a respeito da sua intransigente atuação na oposição ao Regime Militar de 1964.
Sobre a redemocratização do país, disse: Não temos a situação ideal de democracia até hoje, mas a democracia vai crescendo ... Nesse meio tempo, o mundo mudou, o Lula mudou, tudo mudou – nem tudo para melhor. E sobre o PT: O PT que eu vi nascer não é mais o PT de hoje. De fato, falta humildade ao PT de hoje, e sem humildade não há autocrítica.
                           
                                                            PADRE ALESSANDRO
As igrejas evangélicas, que nos últimos anos cresceram muito no Brasil, tiveram nas vozes e nos coros (corais) interpretando música gospel instrumentos de sensibilização de fiéis. A igreja católica também sempre teve seus coros atuantes, porém, mais limitados às suas celebrações. Aos poucos, porém, foram cedendo espaço aos cânticos coletivos. Esse comportamento também está mudando pela ação de padres cantores: Zezinho, Antônio Maria, Rossi etc. Mas a sensação do momento é Alessandro Campos, o “padre Cowboy”, cantor, compositor, jovem, o qual tem como meta construir uma grande igreja, em Brasília, no formato de chapelão, peça da indumentária interiorana. Sem descurar dos seus deveres sacerdotais, ministério que exerce por vocação, comanda, às terças-feiras, às 20h30min, pela TV Aparecida, um programa sertanejo. Vale a pena assistir. É uma mescla de pregação da palavra de Deus com música. É a igreja que quer o Papa Francisco.
                                                       
                                                        DE NATURAL PARA NORMAL
Mário Sérgio Cortella, professor da USP, meu filósofo vivo preferido, autor de Não Nascemos Prontos, Política Para Não Ser Idiota, Não Espere Pelo Epitáfio, Não Se Desespere, que guardo com carinho em minha biblioteca e consulto com frequência, em seu recente livro Ética e Vergonha na Cara, ao abordar a corrupção, faz distinção entre corrupção NATURAL da corrupção NORMAL. No Brasil, segundo Cortella, a corrupção deixou de ser natural para ser normal, isto é, passou a fazer parte da vida coletiva dos brasileiros. Ora, isso é extremamente grave. De fato, se atentarmos para os casos mais recentes de corrupção governamental (Mensalão), percebe-se que esse caso é tratado pelas autoridades brasileiras como normal, reduzindo-o, no máximo, a caixa 2, como se tal fosse legal ou defensável.

                                                                ÁGUA MINERAL
O consumo de água é fundamental à pessoa. É o que recomendam médicos e nutricionistas. No Brasil, questiona-se a qualidade da água que sai das torneiras. Às vezes, com razão. Daí o crescente consumo de água mineral. A propósito, transita sem embargo a ideia que água mineral é sinônimo de água potável. A rigor, nem sempre é, embora, em geral, esteja livre de impurezas. No entanto, uma coisa todas as águas minerais têm, que as águas das torneiras não têm: SÓDIO. Das marcas consumidas na região, a água mineral Crystal (Ijuí) é a que mais sódio tem - 103,6 mg/l. Em 2º lugar, a Sarandi - 71 mg/l. Baixo percentual tem a Schin - 15,58 mg/l. Mesmo assim, acima do limite tolerável, que é 10 mg/l.
O uso do sal (40% de sódio e 60% de cloro), segundo nutricionistas, não deve passar de cinco gramas/dia. Acima, causa hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais.
Mas por que a água mineral contém cloro? Porque é envasada in natura, isto é, tal qual retirada do aqüífero, e na sua composição tem sódio. Já a água da torneira - da Corsan, no nosso caso - está livre desse elemento químico.

                                                                QUE MODÉSTIA!
Alceu Collares, em discurso na abertura do comitê do candidato Vieira da Cunha (PDT) ao governo do Estado, em POA, expôs toda sua falta de modéstia, ao afirmar: Aqui no RS só tem dois governadores que fizeram pelo povo: o Brizola e o nego veio. Conclusão: para Collares, os outros não trabalharam para o povo. Menos, Collares!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário