quarta-feira, 18 de julho de 2018

ÀS VEZES, CONTRAMÃO É MÃO CERTA

Até com certa resignação, recebemos diariamente uma enxurrada de notícias. A bem da verdade, são mais notícias negativas do que positivas. Na raiz desse triste balanço, tem-se ainda a lamentar a avidez dos leitores na recepção de acontecimentos negativos que deprimem e se espalham como rastilho de pólvora. Já, notícia positivas, decorrentes do jornalismo que nos faz bem, pouco repercutem e andam a passos de tartaruga. Por exemplo, um assalto perpetrado contra um hospital, com o roubo de R$ 5.000,00, repercute mais do que a construção de 50 leitos no mesmo hospital. É, no fundo, uma questão cultural. Hoje, nesse norte, tomam conta do noticiário diário denúncias de corrupção, boicote da 2ª Turma/STF (Gilmar, Tofoli e Lewandowski) à Operação Lava-Jato, desemprego de milhões, assaltos à mão armada, doenças, saques à Petrobras, fake news etc. E, como se disse, sempre com grande alarde. No entanto, sem estardalhaço Santa Rosa contraria essa lógica perversa.
Aqui, na contramão dos acontecimentos nacionais noticiados diariamente, temos duas notícias a comemorar. Aliás, três, incluindo uma terceira já distanciada das coisas ruins do dia a dia nacional. São: a um, a posição de Santa Rosa no ranking de desenvolvimento socioeconômico; e a dois, os recursos financeiros autorizados pelo Ministério da Saúde para o hospital Vida & Saúde; a três, embora tenha perdido seu momento, deve ser inserida nesse pacote de fatos positivos, o convênio do hospital Vida & Saúde com o hospital Israelita Albert Einstein, de SP, firmado em 10/05/2018, sobre complemento no tratamento de pacientes, sintetizado em qualidade e segurança. Quer dizer, o nosso hospital receberá tecnologia nos dois quesitos ao nível dos melhores do mundo, representado pelo Sistema Einstein de Qualidade (SEQ) - um conjunto de programas gerenciais que sistematizam o planejamento, a formulação e a operacionalização dos processos assistenciais e de apoio, através dos quais é garantida a excelência nos serviços prestados a seus pacientes.
Quanto ao ranking, segundo matéria veiculada pelas revistas Exame e Gauchazh, Santa Rosa ocupa o 12º lugar entre os 497 municípios do RS e o 61º entre os 5.570 municípios do País em desenvolvimento socioeconômico, em pesquisa feita pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal relativo a 2016, em quatro pilares: 1) Emprego e Renda; 2) Educação; 3) Saúde; 4) Saneamento. Sem dúvida, posições que enchem de orgulho os administradores e o povo da cidade. Friso, 12º entre 497 municípios do Estado e 61º entre 5.570 do País não é pouca coisa, e por suporte, bases econômicas e sociais. Mas não só. O hospital Vida & Saúde teve assegurados R$ 7.500.000,00 do Ministério da Saúde. O Anúncio foi feito pelo próprio ministro da área, Gilberto Occhi. Foi o desfecho de um projeto montado ainda de 2012 quando Provedor Anderson Mantei. Esse dinheiro - diga-se de passagem, expressivo e muito bem-vindo - consolidará a continuidade administrativa bem sucedida de gestores nos últimos 10, 12 anos do nosocômio, sendo Rubens Zamberlan seu atual timoneiro.
Santa Rosa, graças ao desprendimento e tirocínio dos seus gestores públicos e privados, anda na contramão do Brasil. Aqui, contramão não é sentido contrário ao fluxo; é mão certa de direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário