quinta-feira, 5 de julho de 2018

SANTA-ROSENSES AUSENTES

Escrevi, em 27 de maio de 2017, neste espaço: “O santa-rosense João Antônio dos Santos que, na condição de funcionário do Banco do Brasil, prestou serviços em diferentes estados da federação, me relatou que Cachoeiro do Itapemirim/ES, terra de Roberto Carlos, todos os anos homenageia seus filhos que moram fora com “O Dia dos Filhos Ausentes”. A ideia, que transfiro à Fenasoja, ao Musicanto, à Prefeitura Municipal para o Dia do Município, consistiria em inserir na programação desses eventos um momento de ´Encontro dos Filhos Ausentes de Santa Rosa´.
Faço essa digressão para dizer que Nery Taborda da Silva é uma dessas pessoas que brilha residindo distante de sua terra natal. Filho dos agricultores Antônio e Iracema, por sua determinação ganhou o mundo. Ainda adolescente, deixou o Laj. Paulino para, na cidade, trabalhar e estudar. Seu 1º emprego: cobrador da Toda Hora. Concluído o ensino médio na FEMA, trabalhou com seguros (Unibanco e SulAmérica) e cursou Ciências Econômicas na PUC/SP. Depois, trabalhou na Odebrecht. Fez mestrado nos EUA. Morou e trabalhou na Espanha e na Alemanha. De volta ao Brasil, residindo em SP, administra a Seguradora Generali para a América Latina.”
Transcorridos 13 meses, a semente lançada encontrou, na Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária, solo fértil para germinar. É que a sugestão feita nesta coluna teve seu pontapé inicial dado pela Acisap. Foi 5ª-feira, 28/6, no tradicional “Almoço de Ideias”, na AABB, que Nery Taborda da Silva, Chief Executive Officer de Generali Global Corporate para a América Latina, para empresários, profissionais liberais, agropecuaristas e gestores públicos abordou o tema “Liderança & Meritocracia”. Foi um sucesso. Nery, até então desconhecido em sua terra natal, encheu de orgulhoso seus conterrâneos. Pode-se dizer que a palestra foi além da proposta originalmente concebida: foi, a um só tempo, aperitivo, almoço, sobremesa e cafezinho/chá de ideias. Parabéns ao Odaylson Eder por acolher a ideia, que nem fora inicialmente endereçada à entidade que preside, a ACISAP, embora não a excluísse.
Quando reproduzi a ideia do evento oriundo de cidade capixaba, pensei: a) que homenagens devem ser prestadas em vida; b) na interação que pessoas que aqui nasceram ou viveram, hoje ausentes, poderiam gerar nos santa-rosenses retornando à cidade. A propósito, temos valores atuando em diferentes áreas fora daqui que merecem ser reverenciados, os quais, ao interagirem com santa-rosenses, só podem proporcionar enriquecimento cultural nessa troca de experiências e informações.
Ante o sucesso alcançado nesse que - com a permissão dos que não gostam de boxe - chamarei de 1º “round”, como sugestão, acaso venha a ser mantida, tenho outros nomes. Mas não só eu. Pessoas das gerações anterior e posterior à minha, também. Por ora, entre os tantos que tenho para sugerir, lembro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, a maior autoridade do País em contratos. Natural de Iraí, aqui começou sua brilhante trajetória, primeiro como secretário de Administração, gestão do prefeito Alfredo Leandro Carlson; depois, na área jurídica, como Promotor de Justiça, professor da Fadisa (Santo Ângelo), desembargador TJ-RS e ministro do STJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário