terça-feira, 12 de janeiro de 2016

LEGITIMIDADE DO MANDATO

O mandato eleitoral se legitima pelo voto. Importa afirmar que a presidente Dilma, quando diz que seu mandato é legítimo, em tese tem razão. Só que a maioria dos votos obtidos não lhe dá o direito de prender e soltar. Mentir, então, nem falar. Collor, com percentual de votos superior àquele obtido pela atual presidente, também ascendeu à presidência da República. Mas nem por isso foi poupado ao escorregar na corrupção. No caso, compromete a presidente o dinheiro sujo que teria irrigado sua campanha eleitoral, segundo a Operação Lava Jato. Logo, nem tudo que é legal é moral.
No escândalo da Petrobras, não dá para perdoar a presidente Dilma. Ela tinha familiaridade com o setor: ministra das Minas e Energia, ministra da Casa Civil, presidente do Conselho de Administração da Petrobras e, por fim, presidente da República. Ora, não viu que a Petrobras estava sendo saqueada? Se não viu, deve pedir desculpas e, por leniência, as contas.
Já o PT está assim: João Vaccari, o tesoureiro, está preso. Delúbio Soares, o ex-tesoureiro, esteve preso (Mensalão). José Dirceu, o ideólogo do partido, está preso. Logo, sem autocrítica, o destino do PT será morrer afogado nas águas da corrupção.

MEDICINA E ESPIRITUALIDADE
Sou assíduo frequentador de consultórios médicos. Aliás, quem quiser envelhecer com qualidade de vida deve estar cada vez mais próximo de médicos especialistas. Nessa caminhada, conheci, em Chapecó/SC, a doutora Maikelli, médica de família. Depois de dezenas exames de sangue e de imagem, através dos quais são detectadas as carências nutricionais da pessoa, chamou-me atenção sua preocupação, como receita complementar, para com a espiritualidade.
De alguns anos para cá, valoriza-se, oficialmente, o Estado laico em detrimento de religião, seja qual for. Mas as pessoas amam, têm fé e esperança. São valores imateriais preciosos. Aliás, com a médica de SC não é a primeira vez que percebo que a medicina avança para além da fisiologia. Estudos demonstram que práticas altruísticas contribuem para a melhoria da imunidade das pessoas.
 Hospitais filantrópicos, até 20 ou 30 anos passados, eram servidos por religiosas, voluntárias. Não sei a razão do afastamento das bondosas freiras dessas casas de saúde. Creio que foi o laicismo. Se foi, erraram seus administradores. Elas só faziam o bem, ao corpo e à alma dos enfermos. Hoje, médicos começam a se dar conta que desenvolver a espiritualidade é valorizar os conteúdos emocionais e devocionais como forças suplementares que atuam entre o corpo e o espírito do paciente.

GINÁSIO MORONI
O prefeito Vicini quer vender o ginásio Moroni para, com sua receita, iniciar outro, em outro local. No entanto, enfrenta dura oposição. Na semana passada, 15 pessoas, em frente ao prédio, protestaram. Quem se opõe, diz que o prédio é patrimônio cultural. Bem, depende do alcance que se der à definição de patrimônio cultural, que se sabe tão amplo quanto vago. Mas, se tudo que é antigo, é cultural, pouco poderia ser modificado. Assim, as ruas calçadas com pedras irregulares não poderiam receber asfalto; as casas cobertas com telhas de barro não poderiam receber telhas de amianto; as latrinas de fundo do pátio não poderiam ser substituídas por banheiros internos; os sabugos de milho não poderiam ser substituídos por papel higiênico.
Com as vênias dos que pensam diferente, o ginásio de esportes Moroni não se constitui em patrimônio cultural. É apenas um prédio ultrapassado, de recuperação incompatível com os parcos recursos municipais. Não é justo recuperar uma obra por saudosismo ou contemplação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário