terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Muda o Tênis, Lula !

Para Athaíde Ribeiro Costa, um dos procuradores da República na Operação Lava Jato, “a corrupção no Brasil está em processo de metástase.” Por causa da metástase, a credibilidade do governo caiu por terra (menos de 9%). Mas as mazelas aqui detectadas, ainda que sem se saber qual órgão ainda não está com contaminado, ganharam o mundo. O jornal britânico Financial Time, um dos mais respeitados do mundo, registrou: “o Brasil parece um filme de terror”.
A matéria com esse teor, e que retrata uma triste realidade, tem reflexos na credibilidade do governo e em todos os negócios privados do país. Daí a pergunta: quem se arriscará investir no Brasil?
O Petrolão suplantou o Mensalão do PT, até então o maior escândalo político da história brasileira. Mas o governo, como sempre, nada sabia. Ora, se não desconfiou enquanto saqueavam os cofres públicos, por amor à Pátria deveriam pedir desculpas a quem enganaram. Mas ao contrário de mostrar arrependimento, o governo federal tenta reverter a rejeição da presidente Dilma. Sua popularidade está em queda livre. Só que, quando a credibilidade está em baixa, até propostas bem intencionadas são recebidas com desconfiança.
Lula, cada dia mais próximo da Operação Lava Jato, partiu para o exercício de jus sperniandi. No ABC, para uma plateia de 200 pessoas, verberou: “Tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa neste país”. Como não disse quem integra essa elite perversa, seriam:
- os banqueiros? Não, não podem ser. Os banqueiros, que nunca ganharam tanto como no governo do PT, não podem compor a lista dos perversos. Pelo contrário, eles são amigos do poder central. Portanto, Lula não admitiria cortar o leitinho dos banqueiros.
- os líderes políticos? Não, não podem ser. Maluf, Sarney, Calheiros, Temer, José Dirceu, Barbalho etc, que são os grandes líderes políticos do país, estão abraçados desde sempre com Lua. Portanto, também estão descartados.
- os empresários emergentes? Não, não podem ser. Com a generosidade do BNDES, eles ascenderam de posto. Portanto, também estão fora da lista negra.
- as empreiteiras? Não, não podem ser. Os jatinhos de Odebrecht, Camargo Correa, Andrade Gutierres transportaram Lula para lá e para cá, pelo Brasil e pelo mundo. E mais, seus diretores têm revelado intimidade com o poder central. Portanto, Lula não lhes seria ingrato nessa hora.
- aqueles que moram em apartamentos de luxo? Não, não podem ser. Nessa hipótese, Lula estaria se autoacusando. Ele mora em triplex, assim como seus amigos íntimos Fernando Collor, Paulo Maluf etc.
- aqueles aquinhoados com cartões corporativos? Não, não podem ser. Cartão corporativo é privilégio dos amigos do Rei (Rainha). Em nome da “transparência”, eles gastam sem justificar os gastos. 95% da sua utilização é secreta. Na era petista, os cartões corporativos já consumiram a “bagatela” de R$ R$ 615 milhões. Mas tudo, é claro, para o bem do povo.
Mensalão, Petroção, Eletrolão ... Qual será o próximo escândalo? Escolha. As opções são múltiplas. Logo, o fracasso do governo do PT não se deve aos avanços sociais. Portanto, muda o tênis, Lula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário